quinta-feira, 10 de julho de 2008

Fotografia Pinhole no Brasil - 2005

O Estenopeica - Manual Prático de Fotografia Pinhole é uma publicação eletrônica (www.eba.ufmg.br/cfalieri/index.html) derivada de uma apostila que eu criei (à uns 10 anos atrás) para uma coleção didática da Editora da UFMG. É interessante observar que até hoje, nada tenha sido editado sobre esse assunto, no Brasil ou mesmo em língua portuguesa. Com o surgimento e a popularização da Internet, achei que seria interessante moldar esse trabalho em forma de site. Foi a maneira que encontrei para divulgar esse tipo de fotografia e também o meu trabalho, como fotógrafo e arte-educador. Criando em 1997, o site/manual foi pioneiro em língua portuguesa e é talvez o mais completo no gênero. Minha intenção foi criar um tratado, baseado em minhas próprias experiências, que atendesse a um público que não domina outros idiomas. Um site exclusivamente em português, que suprisse essa nossa carência. Ele é um material didático disponível a qualquer momento. Dividido em três partes: Manual, Galeria e Arquivo de Imagens. O Manual é um material didático, voltado para escolas, como assistente à professores e alunos, e inteiramente liberado para reprodução como apostila. Muitas pessoas me consultam, pedindo autorização para reproduzir o material do site e eu sempre informo que aqui, o saber é para todos, não cobramos nada! Apenas peço que não esqueçam os créditos e referências autorais. Quanto ao uso das imagens, sejam na internet ou em qualquer tipo de publicação, o interessado, deve antes nos informar. Embora seja a fotografia sem lente um assunto “restrito”, recebo uma média de 10 a 20 e-mails semanais de pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo.
Este meu trabalho vai além, tirando dúvidas sobre fotografia, trocando informações e divulgando o trabalho de outros fotógrafos e artistas. A Galeria virtual apresenta semestralmente exposições nacionais e internacionais, com trabalhos de fotógrafos, artistas, educadores, estudantes, etc..., sendo já uma referência consagrada. Todos os trabalhos e imagens apresentados na galeria são posteriormente publicados na terceira parte que é o Arquivo. Nele estão todas as exposições que já aconteceram ao longo dos 7 anos da Galeria.
A fotografia pinhole está presente e se firmou no Brasil no início dos anos 70, primeiramente como atividade pedagógica, nas áreas de ciências (física e química) e artes (antigamente chamada educação artística). Até então, tratava-se apenas de atividades e práticas escolares, limitadas à curiosidades e brincadeiras.
É a partir dos anos 80 que a pinhole ganha fôlego dentro das escolas de comunicação e artes no Brasil. Como uma tendência mundial, a fotografia cada vez mais garantindo seu lugar no mundo e nas artes; a pinhole é talvez dentro da técnica fotográfica quem melhor expresse um sentido autoral e artístico. Ela também vai adquirindo um caráter social importante, sendo usada como uma atividade que agrega valores culturais, através de eventos comunitários como cursos, palestras, oficinas, exposições, etc.... Existe hoje no Brasil uma série de projetos onde a fotografia pinhole está inserida, seja na arte, nas atividades acadêmicas, sociais e científicas.
No campo da arte, como fotógrafo e artista visual, tenho sempre buscado na pinhole minha forma de expressão, sendo eu um dos poucos a utilizá-la sistematicamente. Outros artistas, tais como Neide Jallageas e Paulo Angerami de São Paulo, Miguel Chicaoka e Dirceu Maués no Pará, também estão sempre presentes, desenvolvendo trabalhos e divulgando essa fotografia.
Apesar de discreto, existem vários grupos atuantes e interessados nessa fotografia. A Internet favoreceu enormemente esses contatos, possibilitando a troca de informações e globalizando o conhecimento. Existem hoje na rede, centenas de sites sobre fotografia alternativa pinhole (ou estenopeica). Os contatos, automaticamente foram feitos, surgindo assim os grupos, os fóruns de debates e as comunidades específicas dessa fotografia. Foi criado até o Dia Internacional da Fotografia Pinhole, o Pinhole Day (já em sua sexta edição) que é comemorado sempre no último domingo do mês de abril. Nesta data, em todo o mundo (inclusive no Brasil), acontecem eventos onde as pessoas são levadas a fotografar com uma câmera pinhole e essas são posteriormente enviadas e divulgadas no site www.pinholeday.org. É uma grande festa.
Em resumo: a fotografia alternativa brasileira (estenopeica ou pinhole, como é mais conhecida) vem aos poucos garantindo seu lugar, graças a sua presença na educação. Num país como o Brasil, onde a leitura se resume em revistas e jornais, a opção eletrônica (site) tem um poder mais abrangente e garantido.

Nenhum comentário: